Resumo de Hist ria do Direito 2 est gio
Europa Medieval
1-Introdução
A Idade Média pode ser dividida em: Alta Idade Média e Baixa Idade Média.
A Alta Idade Média é um período de construção e desconstrução. Neste período, os homens tiveram que se adaptar a desconstrução do mundo antigo que conheciam o mundo romano, e, ao mesmo tempo, com a construção de um novo mundo, com elementos da cultura germânica e da Igreja Católica.
Os povos germânicos possuíam hábitos bastante diferentes dos romanos. Algumas tribos germânicas, ao invadir o Império Romano, formaram reinos, outras simplesmente espalharam-se pelo território. As invasões alteraram a dinâmica social dos romanos e dos germânicos.
Na Baixa Idade Média, houve a consolidação da instituição considerada como símbolo da Idade Média, o feudalismo, bem como podemos vislumbrar as modificações que apresentaram o nascedouro da Idade Moderna.
Sua divisão era simples: de um lado, homens livres com o poder das armas ou da Igreja, do outro, os servos. Portanto, pode-se afirmar que a Idade Média conheceu apenas três tipos de homens: os guerreiros, os oradores e os trabalhadores.
Os servos não eram como escravos, ou seja, um bem alienável, eles estavam presos à terra e se essa mudasse de mãos, por qualquer motivo, os servos daquela terra teriam outro senhor. 2-Sistema Feudal
2.1-Características
Feudalismo é um sistema que não pode ser considerado em parte. Esse sistema apoia-se no Direito e dele não pode se afastar, mas envolve meio de vida, força, fé e tudo aquilo quanto o ser humano é capaz de criar. Dentre todas essas questões uma palavra é essencial para seu entendimento: sobrevivência. Quase tudo relacionado ao feudalismo tem por base a sobrevivência, seja a luta pela sobrevivência usando armas, seja a sobrevivência básica da alimentação.
Um indivíduo na Idade Média, por mais terras que tivesse, necessitava defendê-las e, portanto, a si mesmo e a sua família. Essa defesa só poderia ocorrer