o homem que calculava (resumo)
Tudo começou na Pérsia quando o viajante Bagdali, estava passando e conheceu um homem que calculava os escames das abelhas, as aves que voavam no céu e até mesmo as folhas de uma árvore, ele era Beremiz Samir.
Ao conhecer sua história convidou-o para ir para sua cidade Bagdá e tornaram-se companheiros viajantes. Ao sair o primeiro problema que o calculista resolveu foi o dos 35 camelos que deveriam ser repartidos para três árabes e ganhou de lucro um camelo. O segundo foi o dos 8 pães que vendeu um para um velho cheique (Salém Nasair) que estava para morrer no deserto, e em troca 8 dinares numa divisão perfeita ao resolver esse problema seguiram viajem. Ao chegar tornar-se secretário do vizir maluf em seguida hospedaram e logo todos ficaram sabendo que tinha um calculista na cidade.
Ao sair encontrou com um joalheiro que tinha uma dúvida, pois prometeu a um senhor pagar 20 dinaresna hospedagem se vendesse por 200 e acabou que ele vendeu tudo por 140 dinares. Ele queria saber quanto pagaria na hospedagem depois de uma longa discussão, o calculista fez da seguinte forma: preço da hospedagem
200-100=
diferença 100 custo da hospedagem
35-20=
diferença 15
Então a diferença de 100 na venda, corresponde a 15 na hospedagem e para a diferença de 40 o acréscimo deverá ser 6. O pagamento correspondente a 140, é portanto de 20. E esclareceu mais uma dúvida.
E assim foi resolvendo várias problemas como: O caso dos "quatro quatros", e ganhou como recompensa o turbante azul; o dos 21 vasos; das sete penas e assim sucessivamente.logo depois receberam a surpreendente visita do cheique Lezid, que convidou Beremiz para ensinar matemática a jovem Tessalim sua filha. Beremiz aceitou-o com grande satisfação.
No dia seguinte foram ao palácio de Lezid, onde encontraram um inimigo, Tara-Tir que acreditava que tudo que o calculista conseguia resolver era pura sorte.
No primeiro dia de aula Beremiz ensinou a unidade de deus, as partes que formam a matemática, a