Resenha
RESUMO
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
HISTÓRIA
Prof. Ms. MARCELO DURAO R DA CUNHA
PÓLO: VITÓRIA ES
20 DE FEVEREIRO DE 2014
Resenha crítica do livro Roma Republicana de Norma Musco Mendes.
O livro “ Roma Republicana “ da autora Norma Musco Mendes traz a tona a História do período Republicano de Roma, partindo do ano de 509 a.C a 367 a.C da Republica.
A pesquisadora procurou elaborar uma síntese dos elementos socioeconômicos e políticos formadores da sociedade republicana.
Ela descreve com muita riqueza de detalhes esses elementos que viabilizam tanto a conquista, como a unificação do mundo antigo e que deram condições da passagem do período republicano para o monárquico.
A autora faz uma reconstrução desse passado com base em fontes escritas, atentando para o perigo do anacronismo. Para isso ela obtém o auxilio das ciências afins, com destaque para a Arqueologia para se obter algumas confirmações das conclusões alcançadas.
Além das fontes escritas, que são de grande importância, a autora destaca o trabalho dos historiadores desse período que muito contribuíram para a compreensão daquela cidade - Estado que chegou a dominar o mundo. Entre eles estão: Tito Lívio, Salúdio, Cícero, Potílio, Dionísio e Plutarco.
É com devido cuidado que a autora desvela essas fontes para o leitor. A partir da consciência de que esses discursos elaborados não tinham o rigor científico da História das obras de hoje. Assim ela traça um percurso da República Romana a partir da ordem social e política e também, a partir da mentalidade dessa civilização.
A partir do primeiro e segundo capítulo, a autora trata da formação de Roma e a influência etrusca. Essa civilização teve grande importância na formação de Roma. Era uma sociedade muito bem organizada, eram também exímios agricultores, artesãos, comerciantes e pescadores; além das atividades de exploração do estanho, ferro e cobre.