Resumo o homem que calculava
O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa, é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan, que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir.
Beremiz (O Homem que Calculava) nasceu em uma pequena aldeia de Khói, na Pérsia, onde muito moço ainda pastoreava um grande rebanho de ovelhas e ao recolhê-las ao abrigo antes do cair da noite, contava-as varias vezes durante o dia com receio de ser severamente castigado por negligência devido à perda de algumas delas. Desta forma foi adquirindo pouco a pouco tal habilidade em contar, que por vezes, num relance calculava sem erro o rebanho inteiro. Começou a exercitar-se contando os pássaros, quando em bando, voavam, pelo céu afora, as formigas, pequenos insetos. Desta forma tornou-se habilíssimo nesta arte, chegando à proeza de contar todas as abelhas de um enxame. Seu amo informado de suas habilidades matemáticas encarregou-o de dirigir as vendas dos frutos de suas plantações, onde trabalhou por um grande período.
Estando o dono das plantações contente com os lucros, liberou Beremiz para que tirasse férias de 4 meses, neste período em que estava de férias Beremiz conhece um homem natural de Bagdá (que vai ser seu grande amigo e narrador desta história). Ao vê-lo se exercitando contando pássaros, galhos e folhas das árvores e admirado com tal habilidade sugeriu ao homem que calculava ganhar dinheiro com esta habilidade, o que Beremiz nunca tinha pensado antes. Então ele o convida para fazer companhia numa viajem até Bagdá, Beremiz aceita o convite e vão então os dois nessa aventura.
Durantes as viagens, de um lugar para o outro, Beremiz ia resolvendo problemas matemáticos, os quais ninguém havia obtido solução até o momento, como o dos 35 camelos, o dos quatro quatros, o do joalheiro, o dos 21 vasos, o do jogo de xadrez, o dos três