Livro malba tahan
Capitulo II
O homem que calculava conta sua história, e explica sobre os tais números.
Seu nome é Beremiz Samir, nascidona pequenina aldeia de Khói, na Pérsia, à sombra da pirâmide imensa formada pelo Ararat.
Beremiz Samir tinha o trabalho de levar um grande rebanho para o campo e traze-los de volta com segurança, efoi assim que ele adquiriu a habilidade de calcular, pois contava as ovelhas, uma por uma, até ter certeza de que não havia perdido nenhuma.
E com tal habilidade, conseguiu muitas proezas e até bonsempregos.
Por fim, o forasteiro e o homem que calculava se uniram e partiram atrás de uma forma de aproveitar os dons de Beremiz.
Capitulo III
Em meio à viagem, os dois avistaram 3 irmãosdiscutindo, graças à herança deixada por seu pai, que eram 35 camelos, para serem repartidos entre 3 irmãos.
Beremiz então, utilizando de sua inteligência, colocou o camelo do seu amigo forasteiro em meioao negocio, e depois de separados, dos então 36 camelos, sobraram 2, foi então que Beremiz disse que já que havia resolvido o problema, ele deveria receber um dos camelos restantes, e seu amigo,deveria ter seu camelo devolvido, podendo então cada um ter seu próprio camelo para viajar.
Capítulo IV
Após 3 dias próximos a pequena aldeia socorremos um individuo chamado Salem Nasair.
A caravanafoi saqueada por uma turma de nômades, sobrando os pães foram juntados e feito uma única sociedade onde foi efetuado um calculo de divisão entre todos, pelo Homem que calculava, bem como provou quantasmoedas de ouro caberia para cada um.
Capítulo IX
Beremiz é procurado por um Cheique, para que ensinasse tudo sobre os números à sua filha, pois quando a mesma nasceu, um homem previu que ela seriafeliz apenas até os 18 anos de idade, e depois disso, se não tivesse conhecimento sobre os números, sua vida seria atormentada.
Beramiz aceitou, e despertou a curiosidade de seu amigo, pois