O homem que bicho é esse?
O HOMEM – QUE BICHO, É ESSE?
Relata a evolução da espécie humana, desde sua origem na África até aos dias atuais, reconstruindo o processo de evolução e identificando o surgimento das características que diferenciam dos primatas. Destacando também como forma de perpetuação da espécie.
O livro está dividido em partes: origem e evolução do comportamento humano, a sexualidade humana o desenvolvimento humano, a cultura e destino do homem. A princípio é feita uma comparação com vários povos de culturas totalmente diferentes, como os esquimós, os membros de tribos africanas e europeus, onde o amo, a gratidão, remorso, ódio e vergonha são atitudes que fazem essas pessoas possuírem comportamentos semelhantes.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO
O ser humano é o resultado não só da sua herança genética, mas que se desenvolveu ao longo de sua história.
A primeira espécie de macacos bípedes, o fundador da família humana evoluiu em épocas recentes, estes alimentavam-se de talos, sementes, raízes, botos e insetos. Somente em 3 milhões de anos aproximadamente os hominídeos proliferaram-se dando origem ao homem moderno, sendo que este é fruto da seleção natural, onde aqueles que melhor se adaptam as transformações do ambiente sobrevivem.
Seguindo estudos recentes há 98% de semelhanças entre o DNA humano e do chimpanzé. Mostrou também que o chimpanzé é muito mais parecido com o homem do que com o gorila.
Com as mudanças no corpo e no comportamento humano os hominídeos apesar de nômades, costumavam a acampar em lugares que os protegessem dos ataques de outros animais e que estes locais encontrassem água e alimento. Passando assim a ter o modo de vida coletor-caçador, onde este perdurou até 10 mil anos atrás até que bandos nômades inventaram técnicas agrícolas e transformaram-se em agricultores fixando moradias.
Nas sociedades coletor-caçadoras, mulher ocupa posição de destaque já que é ela quem consegue a maior quantidade de alimento