Maquinas
MECÂNICO
Michel Krieck; Vitor da Cruz; João Francisco Biasutti;
Relatório referente às áreas de atuação do Engenheiro Mecânico no mercado de trabalho.
Disciplina: Introdução a Engª Mecânica
Professor: Ewandro José de Souza
Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC; Instituto Superior Tupy – IST
Engenharia Mecânica – Turma EGM 111 – Introdução a Engenharia Mecânica
1. INTRODUÇÃO
É difícil estipular uma data especifica de quando a engenharia mecânica teve origem, porém sabe-se que após Isaac Newton publicar suas três principais leis (1687), o princípio da inércia, da dinâmica e da ação e reação é que houve grande avanço nas inovações tecnológicas. Gregos e Chineses já haviam criado inúmeros mecanismos, mas foi a partir do século XVIII com a revolução industrial que houve a grande mudança na fabricação de máquinas e equipamentos onde estas auxiliavam nas incansáveis tarefas braçais que existiam na época.
A engenharia mecânica é um dos maiores, mais amplos e mais antigos ramos da engenharia oferecendo ao engenheiro mecânico, diversas oportunidades dentro do mercado de trabalho. Engenheiros mecânicos usam os princípios da energia, materiais e mecânica para projetar e fabricar máquinas e aparelhos de todos os tipos.
Quase tudo o que usamos teve, em algum momento, a mão do engenheiro mecânico na sua confecção. Este profissional é capaz de projetar e fazer desde um simples brinquedo até um satélite ou um ônibus espacial. Ele é o mais versátil dos engenheiros. Está presente na concepção, projeto, fabricação e manutenção de qualquer produto que envolva componentes mecânicos.
Eles criam processos e sistemas que impulsionam a tecnologia e a vida das pessoas. As características-chave da profissão são sua amplitude,