Relatório de Visita a Usina Itaipu
IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE/DATA
VISITA TÉCNICA À USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
18 DE JULHO DE 2013
SINTESE DA APRESENTAÇÃO
RELATÓRIO SOBRE A VISITA TÉCNICA À USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
1. CONCEITO
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, considerada a maior usina hidrelétrica do mundo no quesito de geração de energia elétrica, localiza-se no Rio Paraná, onde há a fronteira entre Brasil e Paraguai. Sua construção foi custeada por ambos os países, entre os anos de 1975 e 1982. Devido a este motivo e, por estar fisicamente em um território onde pertencia ao Brasil e ao Paraguai, ela é uma usina binacional, de forma que seu território, seus lucros, suas despesas e seus funcionários são divididos de forma igual entre os dois países. Com isso, 50% do que é gerado de energia vai para um país e os outros 50% restantes vai para o outro.
O termo Itaipu, foi retirado do nome de uma ilha que existia próximo ao local da construção da usina. Em Tupi, significa “pedra na qual a água faz barulho”, derivando-se dos termos ita(pedra), ‘y(água) e pu(barulho).
A geração anual de energia provida pela Usina de Itaipu é a maior em ordem mundial, de modo que em 2009 foram gerados 91,6 TWh, enquanto que na Barragem das Três Gargantas, na China – que é a maior usina em tamanho – gerou 79,4 TWh.
Figura 1 : Usina Hidrelétrica de Itaipu
O lago de Itaipu contém uma área de 1350 km², partindo de Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad Del Este (Paraguai) até Guaíra e Salto Del Guairá (ambas Paraguai). Além disso, existem 20 unidades geradoras, cada uma contendo 700 MW.
A Usina de Itaipu faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em um ranking realizado pela revista norte-americana Popular Mechanics, com base em pesquisas realizadas pela Asce – Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis – e outros engenheiros advindos de diversos outros países. Com isso, certifica-se que a construção desta usina é uma verdadeira obra-prima.
Figura 2: Alunos ao