resumo do filme " O homem que bicho é esse?""
O homem que bicho é esse?
Escrito por Clarinda Mercadante, Nós mostra como se deu o processo de evolução da espécie humana. Diante da sua extensa trajetória, pode-se afirmar que o bicho-homem tem em sua natureza, vestígios de seus ancestrais; não importa quem somos, nem de onde viemos; independente da cultura às características é comum a todos; comportamento, expressões faciais diante de sentimentos e atitudes nas coisas que fazemos, tanto na sua natureza, raciocínio ou estética. A origem do homem deve ser discutida, viemos de um ser meio homem meio macaco; o estudo através de fósseis avaliou o comportamento humano, estatura, DNA, cérebro , etc. O processo da evolução do comportamento humano se deu através dos mais variados ambientes que o homem teve que passar; por meio destes o homem foi moldado, sendo fruto de sua herança genética, do contexto cultural e social.
O corpo e o comportamento do bicho homem tiveram algumas modificações, este foi obrigado a conviver com outros da mesma espécie e aprender a se relacionar com os demais, a caçar em grupos, fazer coleta de alimento, formar casais, cuidar dos filhos e aprender a se comunicar.
Houve também mudanças em seu corpo, passou a ser ereto, andar com os dois pés, deixou de ter pêlo igual ao macaco. O seu cérebro teve um desenvolvimento que contribuiu para que o bicho homem pudesse controlar o meio ambiente, criando armas e outros artefatos que beneficiaram o seu cotidiano.
A formação de casais veio contribuir com a criação dos filhos; as atividades vieram a ser compartilhadas e a afetividade foi despertada entre ambos. O desaparecimento do cio foi extremamente importante na vida do bicho homem, as relações sexuais ganharam mais qualidade e frequência, deixando de ser um ato exclusivamente biológico e colaborando para que a relação de casais se tornasse duradoura.
O sexo é uma necessidade biológica fundamental a todos os homens e animais, através dele é que as espécies