O homem pós-moderno
CAMPOS ESPERA FELIZ –
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
ESTUDO DE ROTEIRO PROGRAMADO
O HOMEM PÓS-MODERNO. RELIGIOSO E ÉTICO.
(WILMAR LUIZ BARTH.)
ISABEL DE FÁTIMA LEAL VALENTIM
MARIA INÊS BARBOSA
CARANGOLA
2014
ISABEL DE FÁTIMA LEAL VALENTIM
MARIA INÊS BARBOSA
ESTUDO DE ROTEIRO PROGRAMADO
CARANGOLA
2014
1 – O que demonstra o resumo da Dissertação?
Demonstra o pós-modernismo surgindo com uma religião e ética diferente das anteriores. Precisa-se da compreensão dos valores e da cultura, para ser possível compreender as pessoas. O autor tenta traçar o perfil do homem pós-moderno e indicar uma maneira de mudar a condição que ele encontra através das pistas de ação.
2 – Mencionar pelo menos 5 linhas do pensamento do autor, contidas na introdução.
Segundo o pensamento do autor o homem pós-moderno conjuga com moderno, o modismo, alcançando o pós- moderno. Vem ocorrendo uma mudança abismática nas práticas culturais, bem como político-econômicas desde 1972. E’ a explosão dos meios de comunicação, do transporte, da informática, eletrônica, da telemática. O tradicional não tem mais importância, o sujeito está fragmentado, despreocupado com a ética e com a moral.
3 – O homem “light” de Henrique Rojas. Quem é esse homem. Descreva-o, apontando-lhe dez características. Quais autores apontados no texto e o que afirmam?
-Sem gosto ou interesse; -Superficial; -Desvaloriza tudo: -Sem compromisso; -Vazio de idéias; -Insensível; - Frio; -Incrédulo; -Mercenário; -Egoísta; Guy Debord Chega a afirmar que “estamos diante da sociedade do espetáculo”. João Batista Libanio não deixa de expressar sua visão do jovem pós-moderno:
Melancolia, desejo, impossibilidade, acomodação. Essa sequência marca a vida de muitos pós-modernos. Envolvem-se com a droga, freqüentam companheiros fúteis, sofrem no vazio existencial profundo. Invade-lhes a