Homem contemporâneo e pós-moderno segundo boff
A Idade Contemporânea pode ser caracterizada pelo período do fim do século XVIII até os dias de hoje, cujos principais acontecimentos são: * Políticos: Revolução Francesa, Guerras Nacionais de Independência, dois conflitos Mundiais que provocaram na humanidade angústia a respeito do próprio destino; * Econômicos: produção industrial, meios de transporte, meios de comunicação, nsporte, meios de comunicação, informática, individualismo e consumismo; * Científicos: desenvolvimento contínuo da técnica e da ciência * Sociais: socialização mais extensa dado a quebra do isolamento; * Religiosos: crise, rejeição e negação; ressurgimento e novas formas de religiosidade, apelo religioso, busca de sentidos.
O homem contemporâneo pode caracterizar-se por um complexo de qualidades (a se examinar): * Instabilidade e Mutabilidade: ciência e técnica com novos modos de ver e de agir; * Antidogmatismo: questionamento a verdades que não sejam comprovadas experimentalmente; * Secularização: acredita no que pode resolver sozinho; * Ativismo: fazer, trabalhar, produzir; * Utopia e Historicidade: visão otimista e projetos pessoais; * Desorientação e Insegurança: que parâmetros seguir?
4.1 NO SÉCULO XIX
4.1.1 Escola Positivista: tem o desejo de estender o domínio do homem sobre a natureza por meio da ciência, na exigência de organizar o mundo humano devido ao fracasso da metafísica (reafirmação do Iluminismo). Seus principais representantes são o fundador Augusto Comte, Claude H. Saint-Simon, Charles R. Darwin com Origem das Espécies, e Herbert Spencer.
4.1.2 Escola Marxista: busca a interpretação materialista da realidade de acordo com os problemas econômicos-sociais da época. Seus principais representantes são o fundador Karl Marx - Autor de ‘O Capital’, Friedrich Engels e Antonio Gramsci.
O marxismo se fundamenta nas crenças do filósofo e político alemão Karl Marx que publicou em 1848 o ‘Manifesto