Projeto de Intervenção Politica de Previdência Social”.
SERVIÇO SOCIAL
ADÉLIA OLIVEIRA SERPA
CARLA RAYANE SOUZA GONÇALVES
DILMA FERREIRA DE BARROS
MÔNICA OLIVEIRA SERPA
THABATA CHRISTINA DE SANTANA PETRY
“Projeto de Intervenção na Politica de Previdência Social”.
Formosa do Rio Preto -2013.
Formosa do Rio Preto – BA.
2013.
ADÉLIA OLIVEIRA SERPA
CARLA RAYANE SOUZA GONÇALVES
DILMA FERREIRA DE BARROS
MÔNICA OLIVEIRA SERPA
THABATA CHRISTINA DE SANTANA PETRY
“Projeto de Intervenção Politica de Previdência Social”.
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Produção textual grupo.
Orientadores: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Maria Angêla Santini, Maria Lucimar Pereira, Rodrigo Trigueiro e Valquíria A. Dias Caprioli.
Formosa do Rio Preto – BA.
2013.
1 Introdução:
Esta pesquisa enquadra-se no seguinte tema Serviço Social na Seguridade Social Delimitamos este problema em a história da seguridade social, (previdência) o papel do Assistente Social na Previdência Social: desafios e possibilidades.
Historicamente o Serviço Social é reconhecido como categoria profissional que tem sua ação profissional voltada para os interesses da classe trabalhadora. Este compromisso é reafirmado através do projeto ético-político da profissão e no reflexo da sua atuação cotidiana junto aos usuários do serviço.
É uma classe trabalhadora reconhecida pela sua formação generalista e capacidade de analisar a realidade social a partir da conjuntura social, econômica, política e cultural do país. É o profissional que atua no enfrentamento das expressões da questão social, estabelecendo junto ao seu usuário uma relação que afiança a autonomia e sua emancipação. Neste sentido, podemos afirmar que para o Serviço Social, a ética profissional está imbricada na sua práxis, o que pressupõe uma ação consciente, reflexiva e propositiva,