Religião e Pós-modernidade
Pluralidade (não existe uniformidade), novidade (homem aberto e criativo), individualidade (indivíduo como centro de tudo), racionalidade (tentar sempre compreender melhor a realidade) e a imersão no universo (o homem imerso num universo maior do que domina).
Questão 2: Indique duas característica positivas do homem pós-moderno, não contempladas no texto?
Acima de tudo, considero positivo o fato do homem pós-moderno ter opções de escolha, uma liberdade ampla em relação a própria vida. Por mais que às vezes o homem seja uma vítima daquilo que é pregado pela sociedade e acabe sendo influenciado, este tem total liberdade de escolha para seu futuro, criando suas próprias idéias e reflexões. Considero outro aspecto positivo a questão do homem ter mais oportunidades quando se trata de questões profissionais e até familiares devido a pluralidade e a novidade. O homem pós-moderno se torna um indivíduo menos restrito, e isso consta tanto com um ser mais receptivo em meios variados, por mais que o mundo seja conseqüentemente competitivo.
Questão 3: Apresente 4 características da ética do homem pós-moderno?
A ética pós-moderna pode ser dividida em diferentes aspectos morais com suas características amplamente definidas. “Moral sem pecado” é o generalizar-se de um estilo de vida que despreza a culpa e o pecado, “moral de situação” é a implantação do relativismo que estabelece circunstâncias, “moral neutra” é a total dissociação entre religião e ética, “moral pragmática e utilitarista” é o estabelecimento de valores a partir apenas de necessidades práticas, e “moral hedonista” é a tendência a identificar o valor ético a partir do prazer que produz.
Questão 4: Porque, na pós-modernidade, houve um retorno da religiosidade e das religiões?
A religiosidade retorna na pós-modernidade em função do que é definido como “self service” religioso. Hoje a religião pode agir por diversos