Pos modernidade
Aluno: André Schmidt Lago – Professor: Wilmar Luiz Barth – T: 140
ATIVIDADE REFERENTE AO TEXTO “PÓS- MODERNIDADE, RELIGIÃO E ÉTICA”
1. Apresente um perfil da pós-modernidade, elencando aspectos positivos e negativos.
O homem pós-modernidade é definido como o “homem light”. Isso porque, para o homem pós-modernidade, é tudo “sem alguma coisa”: sem caloria, sem gosto, sem interesse, sem paixão. Onde temos que experimentar de tudo, e perceber aquilo que nos traz uma felicidade momentânea. Ele se interessa por tudo, na mesma velocidade e intensidade que não assume nenhuma responsabilidade.
Entre os aspectos positivos, podemos destacar que o homem pós-modernidade é “rápido”, racional, lógico, livre, inovador. Isso tudo, faz dele capaz de dialogar, aberto e tolerante. As mudanças são mais radicais e exigem rapidez.
Porém, isso tudo tem seu lado negativo também. Com essas mudanças, o homem pós-modernidade passa a ser indiferente e impessoal. Nada dura pra sempre, é tudo passageiro. Cada indivíduo possui a sua verdade, dificultando um consenso, formado por uma ética comum. As tradições são rompidas e o indivíduo passa a ser cada vez mais isolado, alienado, pensando só em si mesmo.
2. Como se apresenta a ética e a religião na pós-modernidade.
A base da ética pós-modernidade se encontra no consumo, aventura, no “agora”, no prazer. “A estética triunfou sobre a ética” diz David Harley, isso já em 1992. O homem pós-modernidade rejeita as chamadas “éticas históricas e sociais”, pois não é de sua formação, do “seu tempo”.
Além disso, o homem pós-modernidade já não mais se interessa por santos ou heróis. Ele não se apega a uma crença e passa isso adiante em sua família. Isso é observado, nas famílias pós-modernidade, onde encontramos, diversas tendências religiosas em uma mesma casa.
“O homem pós-moderno vive a religião ‘a la carte’ (..), numa mistura de vários aspectos que mais interessam e satisfazem