Robo Sensor
RECONHECIMENTO DE AMBIENTEO robô Sensor 8.000 tem como característica um dispositivo capaz de extrair informações programadas do ambiente externo, e transcreve-las em ações especificas, o mesmo é capaz de mensurar através de seus sensores propriedades de um determinado ambiente, como o reconhecimento diferenciado de superfícies podendo o mesmo reconhecer automaticamente o tipo de piso que irá limpar, por exemplo, efetua o reconhecimento de cerâmicas, tapetes ou acabamento bruto sendo capaz de remover diferentes tipos de resíduos.
Segundo (Bruanl,2008) Existe uma grande variedade de sensores, que utilizam diferentes técnicas de medição e diferentes tipos de interface de controle (modo de acesso ao dispositivo). É de suma importância encontrar o sensor mais adequado a uma aplicação, com a técnica de aferição correta, e também características como, peso e tamanho, consumo de energia e preço adequado.
Conforme (Nehmzow,2003) Do ponto de vista dos robôs moveis é mais interessante classificar sensores da seguinte maneira:
Proprioceptivo: Monitoram o estado interno do robô, exemplo: encoders, monitor do nível de bateria, monitor de temperatura, potenciômetros, etc.
Exteroceptivo: Monitoram e adquirem informação do ambiente em que o robô está imerso exemplo: lazeres, sonares, sensores de toques, câmeras, bussola, GPS e etc.
Passivos: Monitoram o ambiente sem afeta-lo e interferi-lo, exemplo: câmeras, microfones, sensores de toques, bussola, sensor de temperatura, entre outros.
Ativos: Interagem com o ambiente emitindo energia sobre o mesmo e então adquirindo informações, laser, solares, encoders, GPS entre outros.
O Sensor 8.000 vem com sensores automáticos para identificação de áreas na qual o mesmo pode entrar, conta com dispositivos que funcionam como paredes virtuais que projetam limites para seu funcionamento, assim evita possíveis choques contra paredes e moveis, possui um dispositivo que detecta as áreas sujas fazendo