O Homem da Cabeça de Papelão analise
O narrador: narrador observador de terceira pessoa
Construção do dialogo o conto é regido a maior parte do tempo pelo narrador, apresentando diálogos entre os vários personagens e o personagem principal na forma de discurso direto.
Espaço: a historia se passa na capital do pais do sol
Tempo: não há marcações de tempo no texto. A historia é narrada de maneira cronológica
Personagens:
Antenor personagem principal, sem importância social, exceção aos outros cidadãos da capital do país do sol por só dizer a verdade, pensar livremente por conta própria, ser honesto.
Mae de Antenor tenta mudar o jeito e ser do filho, mas ã consegue, e descobre q Antenor eh bom, e não faz nada por mal.
Tio de Antenor: tenta convence-lo de se tornar bacharel, se tornar politico, ter dinheiro prestigio e posição, após a recusa do sobrinho diz q esse eh vagabundo, sem bom senso e doido
Ex-companheiro de trabalho: diz que Antenor estraga a norma do serviço tem mania de fazer mais q s outros
Ex-patrão Sr. Praxedes diz q Antenor põe em pratica ideias próprias alterando o bom senso desrespeitando a autoridade
Maria antonina: impõe q Antenor mude para q se case com ela
Relojoeiro: para quem Antenor pede q concerte sua cabeça, dando-lhe uma de papelão pra q Antenor use enquanto isso, e tambem a única pessoa q valoriza a cabeça de Antenor.
Antenor o homem que só dizia a verdade
Antenor vivia no pais do sol, o pais do sol tinha “tudo quanto uma cidade de fantasia pode almejar para ser igual a uma grande cidade com pretensões na América.” o povo da cidade do sol se julgava, inteligente e possuidor de imenso bom senso.
Antenor era a exceção dessa sociedade por disser somente a verdade, a verdade verdadeira, ter ideias próprias, ser honesto
“ele não tinha exigências era honesto como agua, trabalhador, sincero, verdadeiro, cheio de ideias. Até alegre-qualidade raríssimo pais do sol, a cerveja e a inveja faziam batalhões de biliosos tristes.”