O Hematoma
Tropeções que resultam em quedas, bater com o cotovelo na mesa, levar uma “entrada” durante uma partida de rugby, para citar alguns exemplos. Esses são todos fatores comuns no dia-a-dia e que podem levar à formação de manchas vermelhas, azuis ou roxas na pele: são os hematomas.
O problema é causado quando algum tipo de batida, apesar de não afetar a pele, acaba atingindo pequenos vasos sanguíneos (capilares). Esses canais se rompem, o sangue vaza, e fica preso debaixo da superfície da pele. O local, então, muda de coloração.
Geralmente, hematomas são doloridos e apresentam inchaço. Existem três condições para o problema: subcutâneo, intramuscular e periosteal (quando atinge o osso, é o caso mais grave de hematomas).
Sintomas e diagnóstico
Um hematoma, dependendo da gravidade, pode levar meses para desaparecer, mas, no geral, o problema dura cerca de duas semanas. Dor, inchaço e mudanças de cor são os sinais mais comuns. Praticar atividades que utilizam os músculos atingidos passa a ser difícil.
A princípio, forma-se uma mancha avermelhada na qual é sentida certa sensibilidade ao ser tocada. Então, a região passa a apresentar uma coloração mais para o azul e roxo (dois dias após a batida) e, depois, amarela e verde (de cinco a dez dias após o início do processo), até a pele voltar ao normal (entre dez e 14 dias).
Algumas condições favorecem o aparecimento de hematomas, como: quão forte é a pele da pessoa, a presença de algumas doenças ou se o paciente está tomando determinados tipos de remédio (como anticoagulantes). Outro fator a ser considerado é que pessoas de mais idade tendem a ter vasos sanguíneos mais frágeis, portanto, estão mais propensas a ter hematomas.
Tratamento e Prevenção
O método para tratar de hematomas consiste em tomar medidas para que a recuperação seja mais rápida. Primeiramente, aplicar gelo assim que o machucado aparece não só mantém o inchaço em um nível menor, como faz com que o fluxo sanguíneo