Identificação de hematomas em carcaças de frango por meio de visão computacional
João Paulo Matheus, Robson Cardoso dos Santos
Departamento de Informática – Universidade Federal do Parana (UFPR)
Curitiba – PR – Brazil
{jpm08,rcs09}@inf.ufpr.br
Abstract. This meta-paper describes the style to be used in articles and short papers for SBC conferences. For papers in English, you should add just an abstract while for the papers in Portuguese, we also ask for an abstract in Portuguese (“resumo”). In both cases, abstracts should not have more than 10 lines and must be in the first page of the paper.
Resumo. Em processos industriais que se utilizam de matérias-primas de natureza animal, tem-se grandes dificuldades referentes a detecções de variação de padrão de matéria-prima. Tais variações ocorrem, pois não há ainda como contornar as disposições genéticas de individualidade também como o mapeamento de cada indivíduo da criação ao abate. Este artigo descreve métodos de avaliação em carcaças de frangos abatidos, a fim de detectar possíveis hematomas que afetam o grau de qualidade e posteriormente o valor de mercado.
IntroduçãoAs discuções referentes ao bem estar animal, deixou de ser um tema apenas para grupos de defesas de animais e atingiu toda a cadeia de indústrias que se utilizam de matéria prima animal em seus processos industriais.
Isto ocorreu pois foi compreendido que o manejo adequado pré-abate influencia diretamente na qualidade do produto final, fazendo com que indústrias expandissem seus domínios de produção e se preocupassem também com a criação e transporte de sua matéria-prima.
A detecção de anomalias de carcaças no processo industrial que, por sua vez, é onde o produto está em sua fase final de beneficiamento, auxilia o analista de produção identificar setores da cadeia de produção que não estão adequados para a obtenção de metas qualitativas de produto.
Esta necessidade real de acompanhamento pode ser amparada por levantamentos