Plano de negocios trigos
U.F.G.D |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE ENGENHARIA - FAEN
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
PROJETOS AGROINDUSTRIAIS
Prof. DSc. Gerson Ribeiro Homem
Eng. de Alimentos. Consultor, Instrutor e Pesquisador
Área: Informática Aplicada à Agroindústria.
Alimentos Funcionais.
Tecnologia Limpa - Biomassa.
Modelos de Produção de Alimentos e Energia Sustentável.
DOURADOS/MS
Agosto 2010
1 – INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, o interesse na agroindústria, principalmente na de pequeno porte como oportunidade de geração de emprego e renda no meio rural, tem crescido de forma muito significativa no Brasil. Vários programas governamentais nos níveis municipal, estadual ou federal foram criados nos anos iniciais da primeira década dos anos 2000 e estas estimulam implantação de novas agroindústrias ou formalizar aquelas já existentes.
Este interesse nos empreendimentos agroindustriais está associado ao dinamismo dos agronegócios e aos efeitos multiplicadores dos investimentos realizados neste setor. Sabe-se que a agroindústria proporciona meios efetivos para a fixação do homem no campo, gerando empregos diretos e indiretos e possibilitando a agregação de valores aos produtos aos produtos primários. Ademais, contribui para a geração de renda no meio rural e seus investimentos não oneram a balança comercial, por estarem concentrados em tecnologias e equipamentos nacionais.
O setor agroindustrial é, reconhecidamente, um dos mais dinâmicos da economia brasileira, sendo responsável por parcela significativa das exportações e líder das estatísticas de geração de emprego e de números de estabelecimentos industriais.
Como ocorre em qualquer projeto de investimentos, a implantação de novos empreendimentos agroindustriais deve ser precedida por estudos que permitam avaliar a sua viabilidade técnica-econômica. Estas análises requerem a consideração de grande número de variáveis relacionadas aos mercados,