O grande massacre de gatos
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – DEHIST
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
O GRANDE MASSACRE DOS GATOS E OUTROS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA CULTURAL FRANCESA
Trabalho apresentado ao programa de graduação do Curso de Licenciatura em História do DEHIST/UFRPE, como requisito parcial da disciplina de Seminário.
Discentes: Amanda Rafaella, Irapuan Santos e José Carlos. Docente: Ângela Grillo
Recife, Fevereiro de 2013
DARNTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos e outros episódios da História Cultural Francesa. Editora Graal, Rio de Janeiro, 1986, pp. 103-139.
Resumo:
O Autor do texto Robert Darnton, nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 10 de maio de 1939. É filho de jornalistas. Cursou História em Havard e o doutorado em História na universidade de Oxford. É especialista em História da França do século XVIII, e seus estudos trazem a Revolução Francesa e o Iluminismo. É um historiador cultural, em 2007 assumiu a direção da biblioteca de Havard, onde atualmente atua na direção da biblioteca e ainda é professor de história em Havard. Sua última obra é The Case for Books: Past, Present and Future, de 2009.
O capítulo que iremos abordar é o seguinte: Os trabalhadores se revoltam: O Grande Massacre de Gatos na Rua Saint – Séverin. Darnton no início do capítulo contextualiza o Grande Massacre de Gatos que ele irá abordar, esse massacre de gatos, aconteceu na década de 1730, em Paris na França mais precisamente na Rua Saint – Séverin, na gráfica de Jacques Vincent. O autor conta o massacre a partir de uma narrativa feita por um operário que estagiava na gráfica naquele período, chamado Nicolas Contat.
O autor faz referência a distinção de tratamento que os patrões davam aprendizes, aos assalariados e por fim os gatos. A esse respeito menciona:
“Dormiam num quarto sujo e gelado, levantavam-se antes dos amanhecer, saíam para executar tarefas o dia inteiro, tentando furtar-se aos insultos dos oficiais (assalariados) e aos