O Grande Ditador
No inicio do filme Chaplin é introduzido no campo de batalha de uma guerra, ele interpreta um barbeiro judeu que se atrapalha no manuseio de armas, e no meio desse enredo salva um piloto, o soldado Schultz e viajam de volta para Tomânia. Ele levava documentos importantes sobre a guerra, mas no meio do caminho tem problemas com o avião, e sofrem um acidente no pouso. Apesar de sobreviver e entregar os documentos, eles descobrem que a guerra havia acabado e seu país saiu perdedor. Não reage bem ao acidente fica algum tempo no hospital com amnésia.
Ao sair do hospital, algum tempo depois, seu país esta sobre o domínio de Hynkel, um ditador que repreendia os direitos de liberdade e democracia principalmente dos judeus, que acabaram por se confinar em regiões como o Gueto. Era nesse local que estava localizada a barbearia, para onde o barbeiro volta, e a casa de Jaeckel, seu vizinho, que estava abrigando Hannha, uma moça que perdeu os pais e não tinha trabalho. Com todas as mudanças ocorridas enquanto permaneceu no hospital, acabou por entrar em confusão varias vezes com os soldados de Hynkel, e em uma delas fica prestes a ser enforcado, quando Schultz aparece e em retribuição por ter salvado sua vida no avião, ordena que os soldados os deixem em paz.
Hynkel precisa de um empréstimo para invadir Osterlich, e sua única opção é um banco judeu, e por esse motivo diminui a perseguição aos judeus, até que o banco nega o empréstimo e é reinstaurada a perseguição. Schultz é julgado como traidor e mandado ao campo de concentração, mas consegue fugir e se esconder no gueto, juntamente com o barbeiro que também esta sendo procurado. Os dois enfim são capturados e levados para a prisão. Enquanto isso Hannah e Jaeckel vão para Osterlich.
Napololi estava com seus exércitos na fronteira de Osterlich, então Hynkel o convida para discutirem um tratado sobre a região. Nessa disputa após muitos desentendimentos assinam o tratado, e é nesse momento que