Primavera árabe
A primavera árabe é a luta dos povos árabes(Líbia,Egito,Tunisia,etc...)para derrubar os ditadores do poder.Esse movimento inicio com os jovens querendo um ensino e uma vida melhor.
Segundo relatos se esses ditadores forem derrubados esses países teram o minimo de dignidade,e existira uma politica democratica.A democracia é o povo que tem o poder sobre o poder legislativo e executivo.
Os ditadores dos países árabes é uma unica família que o filho mais velho assume o poder logo que o pai morre.
Mas os ditadores depois de 40 anos de poder não estão querendo sair do poder causando muitas manifestações,mas isso não é o unico problema alem de não quererem sair do poder eles estão usufruindo da politica de repreção matando muitas pessoas.
Também a relatos que os ditadores estavam mandando pessoas do governo infiltradas nas rebeliões para causar grandes tumultos atacando guardas,assim tendo um motivo para os guardas atirarem e prenderem esses manifestantes.
Esses povos estamvam organizando essas rebeliões geralmente pela internet,mas os ditadores descobriram e começaram a banir os principais sites.Tentando assim acabar com essas rebeliões.
PAÍSES QUE FAZEM PARTE DA
PRIMAVERA ÁRABE
Líbia: situa-se no Norte da África, à margem do Mediterrâneo, e faz fronteira com a Tunísia, Argélia, Níger, Chade, Sudão e Egito. A economia do país é dirigida pelos princípios socialistas, ou seja, economia planificada. O país conta com importantes recursos petrolíferos.
Trípoli, capital da Líbia.
O ditador da Líbia é Muammar Al Khaddafi, ele está há mais de 40 anos no poder. Os jovens estabeleceram 17 fevereiro como “Dia de Fúria”, usando sites de redes sociais para convencer milhões de pessoas a tomar as ruas de forma pacífica e pedir mudanças.
Este vídeo, postado no YouTube, mostra as pessoas protestando contra o ditador: http://www.youtube.com/watch?v=vhZiCN1Ps-U&feature=player_embedded#at=32 Bahrein: é situado no golfo Pérsico, a leste da