Resenha do filme "O grande ditador"
O filme “O grande ditador” data de 1940 e é dirigido por Charles Chaplin (além de ele ter sido o roteirista e ator); este foi seu primeiro filme falado. É notória a crítica que faz ao nazismo, fascismo e aos seus maiores propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Os personagens principais são: o barbeiro judeu, o ditador da Hynkel (os dois foram interpretados por Chaplin) e Hannah (interpretada por Paulette Godard).
É possível observar que a obra se inicia mostrando cenas referentes a uma batalha no final da Primeira Guerra Mundial, em que soldados da Tomânia guerreiam contra os inimigos. O barbeiro participa dessa guerra como soldado tomaniano e ajudou aviador Schultz, que estava ferido, a ser salvo. Ambos sofrem um acidente de avião, porém o judeu não se dá bem e vai parar no hospital em estado de amnésia. Anos depois, o babeiro judeu sai do hospital sem o conhecimento das mudanças ocorridas na Tomania como Hynkel reinando de forma ditatorial.
Hynkel é uma clara representação do Adof Hitler. É possível observar criticas a postura autoritária do ditador da Alemanha, como o desejo desenfreado por poder mundial, práticas racistas e políticas desonestas. Por outro lado, é interessante notar o papel da personagem Hannah, uma pessoa que se mostrou corajosa ao enfrentar os milicianos que destruíam os lares e lojas dos judeus. Através dela uma mensagem é transmitida; a de que aqueles que são oprimidos não devem se conformar nessa posição, mas sim enfrentar a opressão, mesmo que a força parece pequena, até que consiga obter o respeito e a liberdade.
O barbeiro judeu quando volta para sua loja é constrangido e maltratado pelos milicianos, mas diante dessa situação não se dobra, pois os enfrenta apesar de estar em desvantagem. Nesse momento, mais uma vez surge a Hannah, ajudando o judeu a enfrentar os soldados. Em outro momento, o barbeiro é abordado violentamente pelos milicianos, e quando estava prestes a ser enforcado,