O GERENCIAMENTO DE RISCOS PMBOK
O PMBOK utiliza uma abordagem para gerenciamento de um projeto baseada e fundamentada na definição dada para projetos, Segundo o PMBOK (2010), “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.
Para Vargas (2005) a definição de projeto é:
Um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. O PMBOK define que o gerenciamento de riscos inclui processos que tratam da realização, análise, resposta, monitoramento e controle e planejamento de riscos em um projeto, que possui como principal objetivo aumentar as chances e o resultado dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e impacto dos eventos negativos ao projeto.
Um fator importante a ser considerando, baseado no fato de que todas as áreas de conhecimento utilizadas pelo PMBOK para o gerenciamento de projetos são integradas, trona se necessário que as prioridades e objetivos dos projetos fiquem claramente definidos, visando auxiliar o processo da identificação dos riscos do projeto.
A Figura 1 mostra a visão geral do gerenciamento de riscos do projeto, segundo o PMBOK.
Fonte: PMI (2004 p. 227)
2.1 Riscos baseado no pmbok
Risco é um evento ou uma condição incerta que possa prejudicar as chances de sucesso de um projeto tendo efeito positivo ou negativo em pelo menos um dos seus objetivos. O risco tem origem na incerteza que existe em todos os projetos. Os riscos conhecidos são os que foram identificados e corretamente analisados, possibilitando assim serem planejadas as respostas no caso de ocorrência minimizando os impactos causados (PMBOK, 2010). Os riscos podem ser organizados dentro de categorias de riscos, que se bem definida deve refletir os princípios comuns dos riscos para