O Gato Preto
Edgar Allan Poe nasceu a 19 de janeiro de 1809, em Boston, Massachussets e morreu em 7 de outubro de 1849, em Baltimore, Maryland. Ele foi autor, poeta, editor e crítico literário.
Ele nasceu Edgar Poe e em tenra idade ficou órfão de mãe, pouco tempo depois de o seu pai os abandonar. Ele foi acolhido por Francis e John Allan, apesar de nunca ter sido oficialmente adotado. Frequentou a Universidade de Virginia durante um semestre; contudo, passava a maior parte do tempo entre as bebidas e as mulheres. Nesse período, teve uma séria discussão com seu pai adotivo e fugiu de casa para se alistar nas forças armadas, onde serviu durante dois anos até ser dispensado, depois de falhar como cadete em West Point, deixando a sua família adotiva.
Sua carreira começou humildemente com a publicação de uma coleção anónima de poemas, Tamerlane and Other Poems.
Ele mudou para a prosa e trabalhou os próximos anos da sua vida para revistas e jornais, o que tornou-lhe conhecido pelo seu estilho próprio de escrita. Em 1835, casou-se com Virginia Clemm, sua prima de 13 anos de idade.
Em 1845, Poe publicou seu poema The Raven ou O Corvo que foi um sucesso instantâneo e possivelmente o seu poema mais conhecido. Ele começou a planear a criação de seu próprio jornal, The Stylus. Contudo, Poe morreu antes que pudesse ser produzido.
Em 7 de Outubro de 1849, aos 40 anos, Poe morreu em Baltimore; a causa de sua morte é desconhecida, mas costuma ser atribuída ao álcool, drogas, raiva, suicídio, tuberculose entre outros.
As obras mais conhecidas de Poe são Góticas, e os seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por tapocrifação (ser enterrado vivo), a reanimação dos mortos e o luto. Além do horror, Poe também escreveu sátiras e contos de humor, usando como efeito cómico a ironia e a extravagância do ridículo. Poe também reinventou a ficção científica, respondendo na sua escrita às