O Futuro do Armazenamento
Nome:
O FUTURO DO ARMAZENAMENTO
O SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DOS DISCOS RIGIDOS
Introdução
Estamos tão acostumados a ouvir falar dos HDs que muitas vezes acabamos se esquecendo de todas as fases que ele teve até chegar onde conhecemos e usamos, muitas vezes, sem saber como ele realmente funciona ou quem foi o responsável por essa revolução tecnológica. Aumentando ano após ano suas capacidades de armazenamento para se adaptar as nossas necessidades caseiras e empresariais.
Partindo da casa dos 5 megabytes pesando mais de 1 Tonelada, para até o momento
4 Terabytes pesando pouco menos de 1 Kilo, tudo isso nos faz pensar até onde ele irá, o quanto ficará maior e principalmente, qual será seu futuro.
O INICIO
ANTECESSOR DO HD E SEU SURGIMENTO
O americano Herman Hollerith (1860-1929), inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados (pelos seus furos). A máquina de Hollerith foi utilizada para auxiliar no censo de 1890. As informações sobre os indivíduos eram armazenadas por meio de perfurações em locais específicos do cartão. Nas máquinas de tabular, um pino passava pelo furo e chegava a uma jarra de mercúrio, fechando um circuito elétrico e causando um incremento de 1 em um contador mecânico. Mais tarde, Hollerith fundou uma companhia para produzir máquinas de tabulação. Anos depois, em 1924, essa companhia veio a se chamar como International Business Machines, ou IBM, como é hoje conhecida. E como era de se imaginar, em 16 de Setembro de 1956 a então criada IBM foi a primeira a lançar o disco rígido. Ele era formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 mil setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrível para época. Este disco foi chamado de 305 RAMAC
(Random Access Method of Accounting and Control). Em 1973 a IBM lançou o modelo
3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes e tempo de