hggjhv

571 palavras 3 páginas
Nome: Paulo Henrique da Silva Ferreira nº 33 Sala:
Bandeirante
Trabalho
Biodiversidade: Mídias de Armazenamento
Você sabia que a pouco mais de 50 anos eram necessários computadores de mais de uma tonelada para que o armazenamento de 5 MB fosse possível? Que hoje existem pendrives com capacidade de até 128 GB, e que na década de 1980, eram necessários
109 mil disquetes para conseguir esta mesma capacidade de armazenamento?Neste trabalho, irei abordar a linha de evolução das mídias de armazenamento.
Linha do tempo

Primeiros PCs:
O ano exato era 1956 e a IBM havia acabado de lançar o então moderníssimo
IBM 305 RAMAC, um computador nada portátil que pesava algo em torno de uma tonelada e que possuía só 5 MB de memória.Com o surgimento e o desenvolvimento destes computadores, foi necessária a criação de um meio para transporte de dados. Disquete 5.25 polegadas:
Em 1980, o maior trunfo daquela época foi lançado: o disquete de 5.25 polegadas.
Ele possuía 1.22 MB de espaço de armazenamento; Disquete de 3.5 polegadas:
Pouco tempo depois surgiu o novo disquete, o de 3.5 polegadas. Com maior capacidade e maior estabilidade (os antigos disquetes estragavam com uma facilidade incrível) logo foi adotado. CDs:
O tempo passou e os computadores pessoais passaram a ser vendidos com drives leitores de CDs. Os CDs, que possuíam 700 MB, o que representava uma enorme capacidade de memória se comparados com os disquetes. Porém estes ainda não haviam sido abandonados, pois os preços dos drives de CD eram caríssimos. DVDs:
Em 1996, foi lançada uma nova mídia muito semelhante aos discos compactos: era o
DVD, que podia armazenar até 4.7 GB e, posteriormente, com o DVD de camada dupla (Dual Layer), 8.5 GB. Ele foi criado com uma parceria entre Toshiba, Philips e
Sony.
Blu-ray:
Quando os 8.5 GB começaram a ser pouco para tanta qualidade gráfica, surge uma nova mídia: o Blu-ray. Lançado

Relacionados