Brises e Sheds
TEMA: BRISES E SHEDS
BRISES
Um dos brises mais comumente encontrados nos edifícios é o formado por aletas. Elas podem estar na horizontal ou na vertical e podem ser fixas ou móveis. Alguns fabricantes possuem sistemas móveis complexos, mas é fácil encontrarmos simples ripas de madeira alinhadas na frente da janela de uma casa cumprindo a função de brise. Como esses elementos estão ali para barrar a entrada do sol direto e como a posição do sol varia durante o dia, os elementos móveis serão sempre mais eficientes. Entretanto, desde que colocados na posição correta, os brises fixos são também uma boa opção.
No projeto do arquiteto Angelo Bucci, os brises são placas de ripas de madeira que podem ser deslocadas pela fachada de acordo com a necessidade de mais ou menos luz ou privacidade BRISES
. POSIÇÃO
Uma regrinha simples para a escolha da posição dos brises na maior parte do Brasil é a seguinte: para as fachadas leste e oeste, que recebem respectivamente o sol da manhã e o da tarde (que chega rasante), prefira os brises com aletas verticais. Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais. A fachada sul carece menos dos brises, visto que tem uma incidência de sol muito menor. Sempre que possível, dê preferência aos modelos móveis.
Eles serão muito mais eficazes.
BRISES
. COBOGÓS
Outro tipo muito popular de brise são os cobogós, também chamados de elementos vazados. (O nome cobogó é formado pela primeira sílaba do sobrenome dos três engenheiros que inventaram o produto no século passado: Coimbra, Boeckmann e
Góis.) Muito utilizados nos edifícios públicos pelo baixo custo e grande durabilidade, os cobogós são aqueles blocos vazados decorativos, normalmente feitos de concreto ou de cerâmica. No mercado há diversas opções de formato e tamanho de diferentes fabricantes.
BRISES
. MUXARABIS
Na mesma linha