RELATÓRIO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS NÚCLEOS HOSPITALARES DE EPIDEMIOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS
DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
RELATÓRIO:
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS NÚCLEOS HOSPITALARES DE EPIDEMIOLOGIA
JOSYMARA TRAJANO
YANNE GONÇALVES DE SOUSA
JOÃO PESSOA, PB
SETEMBRO DE 2013
I. INTRODUÇÃO
Os Núcleos Hospitalares em Epidemiologia (NHE) é o setor responsável pelo planejamento e execução das ações de Epidemiologia Hospitalar, onde está se define como a ciência que estuda o processo saúde – doença na sociedade, analisando a distribuição e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas especificas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. As ações incluem a vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse para a Saúde Pública.
A criação de um NHE serve para acompanhar o perfil morbi-mortalidade da população atendida, o que possibilita apoiar o planejamento do serviço e do Sistema de Saúde. Como o ambiente hospitalar presta atendimento dos casos mais graves das doenças, esta possibilita descrever e identificar o surgimento de novas doenças, a reemergência de outras, mudanças na história natural de uma doença e ocorrência de epidemias de maneira precoce. A rede de vigilância hospitalar no município de João Pessoa é formada pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia dos hospitais públicos. Estes núcleos desempenha um importante papel no fortalecimento da vigilância epidemiológica no município, representando percentuais significativos no total de notificações realizadas.
II. OBJETIVOS
O relatório tem como finalidade elaborar um diagnóstico situacional da estrutura, do funcionamento e das necessidades do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar do Hospital Infantil Arlinda Marques, Unidade Estadual, localizado em