EVOLU O
O armazenamento de dados é o principio básico da vida, onde o DNA é o mais valioso e complexo método de armazenamento.
Mas vamos falar de armazenamento digital
CARTÃO PERFURADO
Ano: 1725
Tamanho Armazenamento: Não Declarado
Foi o principal meio de entrada, armazenamento e processamento de dados na computação institucional.
TUBO DE WLLIAMS
Era um tubo de raios catódicos utilizados como memória de um computador para armazenar eletronicamente dados binários.
TAMBOR DE MEMÓRIA
Ano: 1950
Armazenamento: 10 KB
Foi bastante utilizado nas décadas de 1950 e 60 como memória do computador. Algumas memórias de bateria também foram usadas como armazenamento secundário.
UNISERVO
Ano: 1951
Armazenamento: 128 bits por polegada
Foi a primeira unidade de fita e armazenamento para um computador vendido comercialmente. O UNISERVO usava uma fita de metal, com meia polegada de largura (13 mm), feita de uma liga de níquel banhado a bronze de fósforo e tinha mais de 1.200 Km de comprimento.
RAMAC
Ano: 1956
Armazenamento: 4.4 MB
Foi o primeiro a utilizar uma unidade de disco magnético com uma cabeça de leitura móvel. O RAMAC é uma sigla que significa Random Access Method of Accounting and Control ou método de acesso aleatório para contabilidade e controle. A unidade de disco poderia armazenar até por volta de 4.4 MB de dados.
Cassete
Ano: 1972
Armazenamento: 660 kB Lado A + 660kB no Lado B
A fita cassete é um padrão de fita magnética para gravação de áudio lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips. Também é abreviado amigavelmente como K7.A fita cassete era constituída basicamente por 2 lados, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados numa caixa plástica.
Disquete de 5.25"
Ano: 1976
Armazenamento: 1.2 MB
A sua posição na história deve-se a ter sido o primeiro dispositivo de armazenamento de dados vendido em massa, para grande consumo.
Seagate Barracuda
Ano: 1996