Evolu O
A ordem dos primatas engloba cerca de 180 espécies que variam, tanto no tamanho, como em seus diferentes modos de vida. Surgiram na era cenozóica, no período terciário. O ser humano é, entre os primatas, o que possui maior capacidade de raciocínio. Dentro da ordem dos primatas estão: micos, macacos, gorilas, chimpanzés, orangotangos, lêmures e babuínos. No Brasil, existem 77 espécies de macacos dos quais podemos citar as seguintes espécies: cuxiú-preto, bugio, macaco-barrigudo, macaco-prego, mico-leão-dourado, muriqui, soim-de-coleira, uacari-branco, etc.
Australopitecus → Homo habilis → Homo erectus → Homo sapiens → Homo sapiens NEANDERTAL (extinto) & O homem contemporâneo, atual.
Primatas: Os mais antigos viveram há cerca de 70 milhões de anos. Esses mamíferos de pequeno porte habitavam as árvores das florestas e alimentavam-se de olhas e insetos.
Hominoides: São primatas que viveram entre aproximadamente 22 e 14 milhões de anos atrás. O pro cônsul, que tinha o tamanho de um pequeno gorila, habitava em árvores, mas também descia ao solo; era quadrúpede, isto é, locomovia-se sobre as quatro patas. Descendente do pro cônsul, o kenyapiteco às vezes endireitava o corpo e se locomovia sobre as patas traseiras.
Hominídeos: Família que inclui o gênero australopiteco e também o gênero humano. O australopiteco afarense, que viveu há cerca de 3 milhões de anos, era um pouco mais alto que o chimpanzé. Já caminhavam sobre os dois pés e usava longos braços se pendurar nas árvores. Mais alto e pesado, o australopiteco africano viveu entre 3 milhões e 1 milhão de anos. Andava ereto e usava as mãos para coletar frutos e atirar pedras para abater animais.
Australopitecos: parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de Australopitecos conhecidas eram sensivelmente 35 % menores que o do Homo sapiens e os próprios animais tinham pequeno tamanho, geralmente não