A Crian A E Linguagem Pict Ria

316 palavras 2 páginas
A criança e linguagem Pictória
O ser humano se distingue, pela enorme capacidade que possui de ligar o intelectual com o emocional, para construir significados pelas diferente linguagens em uma rede afetiva e social. E é entre os dois e sete de idade, que a criança adquiri a capacidade de imaginação. Sendo assim capaz de representar, pois se liberta do contexto espaço temporal, conquistando gradativamente e progressivamente possibilidades de fantasiar e voltar a realidade sem ficar presa a imaginação. É comum depararmos com crianças quietas , caladas ou até mesmo agressivas. Muitas vezes e mais fácil para crianças se expressar seus sentimentos através do desenho. Pois se sentem mais confortáveis para expressar suas alegrias, dores e traumas. Colocando seus sentimentos de uma maneira , o qual verbalmente não conseguiriam se expressar ou até não haveria um entendimento por partes dos adultos.
A proposta de desenhar , não é apenas com o intuito de se expressarem , mas também torna-se aliado e fazer uso do lúdico de forma espontânea e sincera.
Para Bachelard (1990) “ A imaginação é um além psicológico cuja função é a de promover a necessária experiência da abertura psíquica”, ou seja reconstrução do conhecimento. Sem duvida para elas verbalizar através do desenho é mais fácil.
Sem contar que a fala através do desenho não vai sofrer qualquer tipo de desaprovação.
Agora Piaget (1971) “defende a condição de possibilidade, para evocar o conhecimento que a criança sintetiza de sua historia de ação ou seja:
Função simiótica
Coordenação das ações sensórias motoras
Constituição lógica de imitar, jogar e imaginar
Interpretar e representar o mundo a sua volta, desenhando,pintando,falando, jogando e modelando.
Assim em cada rabisco, linha em cada forma as crianças vão expressando deu sentimentos

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia : 6 serie

Josilda Da Silva Heleno RA: 3704598597

1-ª Semana Pedagógica

“ As crianças e a linguagem pictorica

Relacionados

  • livro algoritmo
    62619 palavras | 251 páginas