O fracasso da/ na escola
SOARES,Magda.Linguagem e escola:uma perspectiva social.17 ed.São Paulo:Ática,2005.
“A escola pública não é,como erroneamente se pretende que seja,uma doação do Estado ao povo;ao contrário ele é uma progressiva e lenta conquista das camadas populares,sua luta pela democratização do saber,através a democratização da escola”. (p.9)
O Brasil é um país que agrega uma enorme diversidade cultural e junto a ela um alto índice de analfabetos.Isso se dá porque assim como alimentação,saúde e moradia a educação ainda é garantida a poucos,devido a injusta distribuição de renda.E segundo o autor, a escola que seria para o povo é , na verdade contra o povo, onde essa dicotomia revela uma crise na educação decorrente de um preconceito social.Conseguir a democratização do saber,para o povo tornou-se uma luta constante e gradativa em busca desse objetivo.
“(...) a ideologia do dom,segundo a qual as causas do sucesso ou do fracasso na escola devem ser buscadas nas caracteristicas dos indivíduos: a escola oferece “igualdade de oportunidade” ; o bom aproveitamento dessas oportunidades dependerá do dom – aptidão,inteligência,talento – de cada um”. (p.10)
De acordo com o trecho citado acima, a autora apresenta hipóteses ou supostas explicações para o fracasso ou não escolar,com isso nessa primeira hipótese ela revela que o fracasso escolar é algo que esta intríseco em cada individuo , ou seja, a escola fornece seu espaço e educação igualitária,porém cabe a cada aluno a partir de suas aptidões naturais decidir e/ou delimitar onde quer e/ou pode chegar.Enfim o aluno deve adequar-se ao seu meio segundo suas referências individuais com o auxílio da escola.
“(...) as causas desse fracasso estariam no contexto cultural de que o aluno provém, em seu meio social e familiar, que fariam dele um “carente”, um “deficiente”. (p.13)
O trecho acima deixa claro que o fracasso ou não dos alunos esta intimamente ligado ao seu contexto social,isto é, o aluno