fracasso escolas no 7º ano do ensino fundamental regular
6605 palavras
27 páginas
INTRODUÇÃO O fenômeno fracasso escolar se apresenta de diversas maneiras dentro do sistema educacional, são vários os fatores que norteiam a problemática em questão. Atualmente no Brasil o fracasso escolar é o grande desafio a ser vencido nas escolas, principalmente nas públicas, visto que os recursos e condições de infraestrutura são mais reduzidos e precários. A problemática da repetência que na maioria das vezes leva a evasão escolar é um fenômeno que persiste há pelo menos sete décadas. No decorrer deste período, trouxe a tona várias questões a respeito das práticas e metodologias abordadas em sala de aula e até que ponto tais escolhas refletem no baixo rendimento dos alunos, que englobam os índices alarmantes do fracasso escolar em nosso país. Partindo desse pressuposto nos direcionamos a forma de como estão sendo trabalhados os conteúdos programáticos no 7º ano (6ª série) do ensino fundamental e quais as dificuldades que o educando tem em dominar os assuntos abordados. Pois ao logo de nossa pesquisa notou-se que um dos fatores a interferir nessa aprendizagem é a ausência de práticas pedagógicas atraentes que facilitem a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, uma vez que práticas inovadoras tornam a aula mais significativa para os alunos. Pois segundo Libâneo (1994, p.17), nos diz que:
Cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, auxiliar no desenvolvimento de suas capacidades físicas e espirituais, prepará-los para participação ativa e transformadora nas várias instâncias da vida social. Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade.
Entretanto, a aprendizagem nas escolas públicas ainda ocorre de forma mecânica e sistemática. Diante dessa situação sentimos a necessidade em aprofundar a nossa pesquisa, buscando fazer uma analise entre as práticas pedagógicas que facilitem o processo de ensino aprendizagem dentro da sala de aula, tornando o ensino uma atividade de