Escola: fracasso:
Produção textual
Discutiremos a influência da família e da escola diante do fracasso escolar, que está entre os problemas do nosso sistema educacional mais estudados e discutidos, tendo como princípio a atuação do professor e da escola de entender a relação professor-aluno, juntamente com a família e uma análise de alguns autores sobre as contribuições para o melhor aprendizado e uma qualidade no ensino.
Percebereremos e compreenderemos os mecanismo em torno do fracasso escolar e a participação da família e da escola, na busca por uma maior compreensão e caminhos para as questões que envolvem esse fracasso. A responsabilidade do fracasso escolar não recai só sobre o aluno, há que se pensar em toda a questão pedagógica e politica. Se aceitamos que somos seres humanos e como tais nos construímos diferentes, faz-se necessário práticas pedagógicas que valorizem e aproveitem toda a bagagem de conhecimentos construída pelo aluno durante sua trajetória extra-escolar.
Iremos abordar a valorizar do professor como mestre em sua essência sendo reconhecido na sociedade e possibilitar melhor condição de ensino quanto a salário dignos a sua profissãos que a de formar cidadão para a vida em sociedade.A valorização passa por quatros eixos: salário inicial atraente, plano de carreira, formação inicial e continuada e boas condições de trabalho.
Compreende-se que a saúde e o adoecimento do professor, inseridos num processo complexo, no qual se relacionam o cotidiano escolar e o macro contexto de políticas públicas voltadas para a educação. Pesquisas já realizadas acerca do tema apontam como fatores ligados ao desgaste do professor tanto a falta de infra-estrutura, as jornadas extensas, a falta de reconhecimento social, quanto a indisciplina e a violência dentro dos muros escolares. "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com