Rulliam de O. Vidigal
TRABALHO DE ECONOMIA APLICADA
Teófilo Otoni
2014
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA
TRABALHO DE ECONOMIA APLICADA
Acadêmicos:
Rulliam de Oliveira Vidigal
Teófilo Otoni
2014
Questão 01 – Quais os determinantes da demanda e da oferta e como eles influenciam as quantidades demandadas e ofertadas?
Resposta: A Demanda ou procura, pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em um determinado período de tempo. A Demanda não depende somente do preço do bem. As outras variáveis são: O preço de outros bens, a renda do consumidor, as preferências do consumidor, disponibilidade de crédito, políticas governamentais, dentre outros. Enquanto uma variável atua, as demais permanecem constantes. Relação entre quantidade demandada e preço do bem, Se o preço cai, a demanda tende a aumentar.
Questão 02 – Quais as elasticidades da demanda e o que elas significam?
Resposta: É a forma de se expressar a sensibilidade da demanda a variações nos preços.
Demanda elástica: A variação percentual da quantidade demandada é maior do que a variação percentual do preço. Exemplos: Carne de boi (pode ser substituída por frango ou porco), e palmito (pode ser substituído por milho, ou não ser mais consumido);
Demanda ineslática: A variação percentual da quantidade demandada é menor do que a variação percentual do preço. Exemplos: Sal de cozinha (Se o preço do sal subir, o consumidor não irá deixar de consumi-lo), e caixa de fósforo (o peso do produto no orçamento é muito pequeno, e o consumidor não questiona a variação de preço).
Questão 03 – Como a elasticidade da oferta impacta as quantidades produzidas pelas empresas?
Resposta: A Oferta pode ser definida como a quantidade de bens ou serviços que