Estratégia
ABORDAGENS ESTRATÉGICAS GENÉRICAS
ABORDAGENS ESTRATÉGICAS GENÉRICAS
Em um sentido mais amplo, pode-se encontrar três abordagens estratégicas internamente consistentes que podem ser usadas de forma isolada ou combinada para criar uma posição defensável a longo prazo e superar os concorrentes em um setor.
Essa concepção foi idealizada por Michael Porter nos anos 80 e de lá para cá se constitui num guia efetivo para a formulação de políticas de negócio para as organizações.
ABORDAGENS ESTRATÉGICAS GENÉRICAS
Ao lidar com as cincos forcas competitivas de Porter, há três abordagens estratégicas genéricas, potencialmente bem-sucedidas, para superar as outras organizações em um setor. Liderança no custo total
Diferenciação
Enfoque
ABORDAGENS ESTRATÉGICAS GENÉRICAS
Algumas vezes a organização pode seguir com sucesso mais de uma abordagem como seu alvo primário, embora isso seja raramente possível.
As abordagens estratégicas genéricas são métodos para superar os concorrentes, e as organizações podem obter altos retornos. Por outro lado, em alguns setores a abordagem estratégica genérica pode ser necessária apenas para obter retornos somente aceitáveis.
FORÇAS QUE DIRIGEM A CONCORRÊNCIA NA INDÚSTRIA ENTRANTES POTENCIAIS
Ameaça de novos entrantes
Poder de negociação dos fornecedores
CONCORRENTES NA INDÚSTRIA COMPRADORES
Rivalidade entre as Empresas Existentes Poder de negociação dos compradores
FORNECEDORES
Ameaça de produtos ou serviços substitutos
SUBSTITUTOS
MAGEL GENÉRICOS
LABORATÓRIO FARMACÊUTICO
FORÇAS COMPETITIVAS
Poder de negociação dos fornecedores; Ameaça de novos entrantes: Composto por mercados altamente competitivos, onde as indústrias de medicamentos de referência vem investindo na divisão genéricos, com a vantagem de terem capacidade instalada e rede de distribuição. Número reduzido de fornecedores de matérias primas em grandes produtores mundiais, com lastro