O FOCO É O MESTRE
Lilian Grazieli Fiedler
Prof.ª Aline Ayres Mendes de Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso: Licenciatura em Pedagogia (PED 0610) – Prática Módulo III
25/11/2013
RESUMO
O presente trabalho abordará o piso salarial nacional dos professores do magistério público da educação básica. O objetivo é mostrar a luta dos profissionais da educação para obter as prerrogativas garantidas em lei. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental em sites de notícias e especializados a respeito do tema. Verificou-se que somente alguns Estados estão respeitando a legislação vigente e que a categoria ainda tem um longo caminho de lutas para garantir seus direitos. A tão falada valorização dos professores ainda não chegou ao patamar mínimo exigido por lei na maior parte do Brasil.
Palavras-chave: Professor. Educação. Salário.
1 INTRODUÇÃO
Fornecer dados sobre o processo de implantação do piso salarial dos profissionais da educação básica pública que regula o piso salarial nacional, lutas dos profissionais por melhores salários, recursos utilizados, cumprimento da lei.
2 REINVIDICAÇÃO DOS PROFESSORES
É histórica a reivindicação dos professores para a criação de um piso nacional único para a categoria. O Brasil sempre pagou mal os profissionais docentes da área da educação. A questão salarial dos professores tem sido bastante discutida, pois tem sido árdua a busca pela valorização salarial. Por diversas vezes a Greve Nacional dos Professores já foi aderida em todo país, ou seja, conta com a participação de educadores dos 23 estados e do Distrito Federal. E tem como objetivo a solução para fazer valer os seus direitos.
3 CONQUISTA ADQUIRIDA
Em 16 de julho de 2008 foi sancionada a lei número 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, regulamentando disposição