Hist Ria Da Capoeira
Segundo os artigos sobre a capoeira, a história dos negros no Brasil envolve a capoeira por completo, desde a escravização dos índios nativos das nossas terras pelos europeus, até a busca de novos negros vindos da África para fornecer mão de obra escrava para os colonizadores brasileiros.
De acordo com pesquisadores e mestres, como: Arnt (pesquisador), Banalume Neto (pesquisador), Petta (pesquisador), Oliveira- também conhecido como Mestre Bola Sete e o Mestre Pastinha, os escravos tinham condições desumanas para sobreviver.
A origem da capoeira é um assunto bastante discutido, pois vários documentos sobre a história da escravização foi apagada por Ruy Barbosa, quando se tornara ministro da Fazenda. Com isso, abre espaço para alguns dizerem que a capoeira foi criada pelos Africanos como forma de dança. Outros já dizem que nasceu no Brasil, para os escravos aprenderem a se defender usando a única arma que lhes restava: o corpo. Mas pode ser também que foi criado pelos escravos africanos no território brasileiro e depois desenvolvida pelos descendentes afro-brasileiros.
Depois de criada, a capoeira ficou temida pelos senhores(colonizadores), pois era uma forma dos negros conseguirem se rebelar contra a escravidão, então proíbiram a prática da mesma. Quem ousasse fazer qualquer tipo de movimento parecido com a luta, era torturado com chicotadas,como se não bastasse, ainda colocavam limão, sal e urina nas feridas dos escravos. Com o passar do tempo, alguns escravos conseguiram camuflar a capoeira como forma de dança para enganar os seus senhores das terras, mas na verdade eles estavam treinando a luta para poder atacar e se defender. Até que um dia, cerca de quarenta escravos conseguiram fugir de um engenho no Sul de Pernambuco, na minha opinião, esses fugitivos tem uma grande contribuição para o futuro da capoeira, pois eles foram fazendos Quilombos ( como Quilombo de Palmares, um dos mais importantes- maior sede de negros