O fim da sociedade rural
Introdução
Este trabalho foi pedido na disciplina de sociologia no âmbito do módulo 7.
Com ele queremos dar a conhecer um retrato de Portugal, desde os anos 60 até aos tempos de hoje. Iremos dar a conhecer o Portugal que deixou de ser rural e passou a ser urbano num muito curto espaço de tempo, as consequências a que isso levou e como é a nova atualidade do mundo rural.
Deste modo, é nos permitido perceber melhor as dificuldades da era dos anos 60 para as dificuldades dos tempos de hoje, permitindo uma melhor interpretação da história e da relação com os tempos atuais, as diferenças sociais e regras do comportamento em sociedade.
Conceito de ruralização
A ruralização corresponde a uma conjunto de alterações económicas, sociais, demográficas e espaciais resultantes da transferência das pessoas dos meios urbanos para os meios rurais.
Conceito de urbanização
A urbanização corresponde a uma conjunto de alterações económicas, sociais, demográficas e espaciais resultantes da transferência das pessoas dos meios ruais para os meios urbanos.
O fim da Sociedade Rural
Portugal era ainda há pouco tempo rural. Mudou muito depressa. Muitos portugueses emigraram, a maior parte saiu das aldeias e foi viver para as cidades e para o litoral. O campo está despovoado. As cidades cresceram. As estradas aproximaram as regiões. Nas áreas metropolitanas, organizou-se uma nova vida quotidiana. Há mais conforto dentro das casas, mas as condições de vida nas cidades são difíceis.
É nas grandes cidades que vivem a maioria dos Portugueses.
Nas cidades vive-se muito melhor, há mais igualdades, mais liberdades, mais bem-estar e mais oportunidades. Mas é muitas vezes uma vida difícil, feita de correrias e de esperas, de cansaço e desalento. Esta vida urbana é recente. Em 1960 Portugal era um país rural, a maioria dos