O filósofo aristóteles
BIOGRAFIA
O Filósofo grego Aristóteles (384 - 322 a.C.) nasceu em Estágira, colônia de origem jônica encravada no reino da Macedônia. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas, gozou de circunstâncias favoráveis para seus estudos. Em 367 a.C., aos seus 17 anos, foi enviado para a Academia de Platão em Atenas, na qual permanecerá por 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C.
O fato mesmo de ser filho de médico poderá ter dado a Aristóteles o gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza, ao mesmo tempo que teve sucesso como metafísico. Auxiliado sempre por Alexandre que o prestigiava, Aristóteles fundou o Liceu (cerca de 334 a.C.) no ginásio do templo de Apolo Liceu (Liceu é referência ao local do templo). Onde criou escola própria no ginásio Apolo Liceu. Após falecido Alexandre em 329 a.C., com apenas 13 anos, Aristóteles teve que optar por retirar-se de Atenas, deixando o Liceu sob a direção de Teofrasto. Oculto em uma sua propriedade em Cálcis, de Eubea, ali morreu já no ano seguinte aos 62 anos. Mas o Liceu teve continuidade, como também a Academia de Platão.
FILOSOFIA Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Aristóteles dividiu a Filosofia em grandes campos de conhecimento, que são:
Filosofia Teórica; que abrange a física, metafisica e a lógica .
Filosofia Pratica; que abrange as obras da imaginação, as artes em geral.
Filosofia Poética; que abrange a poesia.
Filosofia Teórica: Metafisica- hoje o que chamamos de metafísica era chamado por Aristóteles de filosofia primeira. Esta é a