La gestión del turismo para el desarrollo local
Resumo: Administrar o turismo como atividade econômica forte, geradora de benefícios, buscando fazer com que ela realmente atenda as necessidades dos turistas e, principalmente da comunidade envolvida, não é tarefa fácil, pois esta atividade é repleta de singularidades.
Dentro desta perspectiva o Desenvolvimento Local traz uma nova visão de gestão, na qual a comunidade assume papel principal no processo.
Palavras-chave:
Turismo; Desenvolvimento Local; Gestão Local do Turismo.
Abstract: Managing tourism as economic activity and strong generator of benefits, searching to make as it really attends the needs of tourist and, mainly of the involved community, it is not an easy task, because this activity is full of singularities.
In this perspective, Local Development brings a new view of administration, where the community assumes the main role in the process. Key-words:Tourism, Local Development, Local Administration of Tourism.
1. Introdução
Falar de turismo no Brasil parece ser tarefa fácil, devido ao grande potencial que o país contempla. Entretanto, ao analisarmos o turismo como um fenômeno sócio-cultural, econômico, ambiental e científico, deparamo-nos com uma atividade complexa, que não depende somente de belos lugares, mais sim de profissionalismo, estudos e pesquisas.
O objetivo deste artigo é tentar discutir de que(ais) maneira(s), sob a ótica do Desenvolvimento Local, os gestores locais devem administrar a atividade turística, conjuntamente às demais fontes econômicas, visando o enfrentamento dos problemas sociais e econômicos da localidade. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Assim sendo, faz-se necessário analisar alguns conceitos de turismo, traçando um panorama atual da repercussão desta atividade na econômica nos locais onde ele se desenvolve. A partir daí, é necessário uma reflexão sobre Desenvolvimento Local, para que se possa analisar a gestão da atividade turística dentro