Eletroimã
A teoria do eletromagnetismo, criada por James Maxwell, composta pela interdependência entre campo elétrico e campo magnético, a variação de um deles gera o outro instantaneamente, uma descoberta de grande importância no século XIV, que ajudou a entender a luz como uma onda eletromagnética. O campo magnético pode ser formado pela movimentação de elétrons de uma corrente elétrica, esse campo é responsável pela interação entre partículas e moléculas nos fenômenos químicos e biológicos, já que o campo influencia os elétrons. Quando uma corrente elétrica passa por um material magnético, cria um campo magnético que orienta os eletros próximos com sua força de atração, esse é o principio do imã eletromagnético. Constituído por uma barra de ferro, enrolada com fio de cobre esmaltado, pelo qual passara à corrente, e formara o campo eletromagnético.
Com a variação da corrente que passa pelo fio de cobre, a força do campo eletromagnético é diretamente proporcional,daí parte nosso estudo que visa encontrar uma relação (peso x força), além de se saber qual o valor de tensão deve ser aplicada no imã para mover certo peso.
JUSTIFICATIVA
A maioria das coisas ao nosso redor possui eletroímãs como motores, faróis de carro, campainhas e discos-rígidos, os geradores também usam eletroímãs e toda caixa de som nada mai é que um eletroímã ligado em um pedaço de papelão.
Um exemplo bem simples de eletroímã é só lembrar que alguns filmes tem um guindastes no ferro velho que puxa os carros para cima e joga para os carros serem mui dos. Aquele guindaste que consegue puxa o carro e depois soltar nada mais é que um eletroímã gigante q é ligado quando puxa o carro e desligado quando solta o carro.
Objetivos
Demonstrar os efeitos do magnetismo; entendê-los e prevê-los por cálculos matemáticos e compará-los aos dados obtidos e mostra também o formato que tem um campo magnético.
Metodologia e Recursos
Enrolar 1 m de fio de cobre em uma barra de ferro doce. Ajustar a