Aristóteles filósofo
- Aos 18 anos, depois da morte do pai, o seu tutor aconselhou-o a ir para Atenas estudar na Academia de Platão (que, por sua vez, foi estudante de Sócrates) durante cerca de 20 anos.
- Quando Platão morreu foi indicado para seu sucessor, mas a divergência de pensamento entre os dois tornava isso impossível. Partiu então para a Ásia Menor, para a corte do seu amigo Hermias. Aí investigou biologia e zoologia, casou-se com Pythias, de quem teve uma filha.
- Em 343, foi convidado para ser o tutor do filho de Filipe II da Macedônia, então com 13 anos, que viria a ser Alexandre, o Grande.
- Regressou a Atenas quando Alexandre sucedeu a seu pai, em 335 a.C. e fundou a sua própria escola, conhecida por Liceu . Lecionou aqui durante treze anos: foi neste período que escreveu a maioria dos seus trabalhos.
- Alexandre desconfiou que o filósofo conspirava contra ele. Após a morte do imperador, Aristóteles voltou a abandonar Atenas quando começou a ser alvo de acusações, tendo-se mudado para Euboea em 322 a. C., onde morreu nesse mesmo ano devido a uma doença de estômago.
- As suas ideias em Física, apesar de hoje se encontraram ultrapassadas, modelaram profundamente a forma ocidental de pensamento e de ensino durante a Idade Média, chegando mesmo ao Renascimento, quando foram substituídas pelas leis de Galileu e Newton.
- Os seus livros da Física, contem muitos conceitos sobre o funcionamento da Natureza, tiveram grande importância no desenvolvimento das teorias seguintes na filosofia natural. Para Aristóteles, há coisas naturais, que respondem ao movimento de acordo com