O fenômeno da globalização
CURSO DE NUTRIÇÃO
Daniela Costa Matos
RA: B8332F1
O FENÕMENO DA GLOBALIZAÇÃO
Professor: José calixto de Souza filho
São Paulo
O fenômeno da globalização
Podemos concluir que globalização é a integração e a interdependência econômica, financeira, social e cultural dos países. Em concomitante, se manifestando pela padronização de produtos, comportamento e cultura. Contudo, recentemente, a globalização ainda estabelece uma nova divisão internacional do trabalho, chamada de reestruturação produtiva que, provoca mudanças significativas na estrutura das empresas e na gestão econômica dos países. O processo de globalização sempre esteve vinculado à economia, principalmente ao comércio internacional, Portanto essa necessidade se deu inicio quando o homem sentiu necessidade de trocar sua precária produção, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e de se fortalecer econômica e socialmente. E continua acontecendo sempre, por que o mundo está sempre em constante transformação, inovando sempre a melhor forma de se viver melhor independente do tempo que se vive diante da história humana. Tudo isso é resultante de inovações tecnológicas, mudanças sociais e políticas. Nos séculos 15 e 16, por exemplo, a globalização se intensificou graças às grandes navegações que só foram possíveis com a invenção da bússola e da vela oceânica e a formação dos estados nacionais.
Sempre inovando, criando algo que facilitava a vida humana, onde os estados nacionais absolutistas foram responsáveis pelo financiamento das expedições que partiram da Europa em busca da ampliação do comércio quanto do alargamento territorial ultramarino.
As expedições comandadas por Cristóvão Colombo e Pedro Álvares Cabral, por exemplo, foram financiados pela Espanha e Portugal.
O excedente de produção é a produção de um bem que supra as necessidades de uma comunidade, que pode ser