O fenomeno da Globalização
Nesse sentido, o poder publico deixa de atuar como provedor de bens e serviços e de crescimento econômico e social (falência do Estado do Bem Estar Social) e passa a ser um facilitador e regulador na sociedade.
Por outro lado, as empresas e sociedade ganham força crescente no cenário nacional e internacional e passam a contribuir para a mudança do quadro de exclusão social existente.
Globalização e suas implicações no mercado, produto e cliente.
Percebemos que estas metáforas do novo trazem em seu bojo um ambiente empresarial mais competitivo e volátil.
Neste contexto produtos e serviços viraram commodities e o cliente tem ao alcance das mãos em qualquer lugar e a qualquer momento um produto e/ou um serviço.
Ocorre que, com a globalização, os fatores caracterizadores de vantagem competitiva sustentável no longo prazo, passam a ser ainda mais sutis: quando os produtos são considerados similares – as pessoas percebem pouca diferença entre um produto e outro.
Obtendo vantagem competitiva através de responsabilidade social e cidadania empresariais
Verificamos que um dos impactos da globalização é a ampliação do âmbito de atuação empresarial e, consequentemente, a oportunidade às empresas para uma mudança de atitude corporativa.
Garcia (1999), aponta também para o fato de que o acirramento da competição empresarial no mundo globalizado, tem levado as empresas a buscarem um diferencial estratégico através da responsabilidade social empresarial.
Uma empresa-cidadã tem no seu compromisso com a promoção da cidadania e o desenvolvimento da comunidade os seus diferenciais competitivos.
Através do exercício da cidadania, a empresa se diferencia de seus concorrentes por que reforça sua imagem