O Fenómeno da Globalização
Ana Cunha; Ana Simões;
Francisca Dias; Pedro Silva; Tânia
Vaz
ESQUEMA DA GLOBALIZAÇÃO
O QUE É?
É o termo utilizado para descrever os processos decorrentes da interdependência económica, financeira, cultural e política entre as pessoas e os países à escala mundial. Através dos transportes que ao longo dos anos foram criados pelo Homem, tornou mais fácil ou possível a comunicação entre as pessoas de diferentes partes do Mundo.
O mesmo aconteceu com a internet e o mundo virtual, que liga as pessoas de uma forma diferente.
Estas transformações tornaram possível o fenómeno da Globalização.
Através do fenómeno da globalização, conseguimos obter todas as informações que se passam na vida quotidiana em qualquer canto do Mundo.
Com o desenvolvimento tecnológico e com a aproximação dos países e das culturas, quebram-se as barreiras entre estes aos níveis económico, cultural, politico e social.
GLOBALIZAÇÃO ECONÓMICA
Utilizando a teoria de Anthony Giddens, que nos fala sobre o
“supermercado”, podemos constatar que a indústria é cada vez mais diversificada em termos de produtos, dando à população uma grande variedade de gastronomia cultural, na maior parte dela estrangeira.
O que acontece a partir daí é que entre os países se estabelece uma relação de trocas.
Os países precisam de vender os seus excedentes e comprar aquilo que não produzem.
As consequências da “relação de trocas” como mundialização das trocas são o transporte das mercadorias, a troca de informação e as transações financeiras, o que por si mesmo causa interdependência. Globalização Financeira
Na Globalização Financeira, existem dois tipos de empresas, as multinacionais e transnacionais. As multinacionais são empresas que se espalham um pouco por todo o mundo, enquanto que as transnacionais decidem em manter uma única sede, concentrando-se na sua produção que é realizada em várias partes
do