O estudo da morte súbita
SUMÁRIO
1) Conceito........................................................................................... 02 2) A morte súbita cardíaca................................................................ 04 3) A morte súbita de lactentes........................................................... 09 4) A morte súbita de jovens e atletas................................................ 13 5) Conclusão........................................................................................ 24 6) Referências...................................................................................... 26
CONCEITO
A morte súbita pode ser considerada um evento inesperado e dramático.
Excluídas todas as causas violentas de óbito (como o homicídio, suicídio, envenenamento, traumas, acidentes, etc.), ocorre quando abruptamente há a morte do indivíduo. Entretanto, a literatura não apresenta uma definição uniforme sobre assunto.
A primeira definição científica se deu em 1707 por Giovani Maria Lancini, em seu trabalho "De Subitaneis mortibus", afirmando que: "Eu não tenho conhecimento de morte exceto como súbita ou ocorrendo em um momento do tempo... quando algo necessário na vida é mais consistentemente ausente, aí o final da vida vem sempre subitamente... Algumas delas não obstante, são impostas a nós previstas em medo e tristeza. Outras, entretanto, vêm quietas, como furtivamente súbita, inesperada como fora".
Em 1970, um comitê internacional composto por patologistas, clínicos e epidemiologistas concluiu que a morte súbita e inesperada é definida como morte instantânea ou dentro de 24 horas após o início dos sinais e sintomas. A Organização Mundial de Saúde adotou essa definição, considerando como morte súbita aquela que acontece em até 24 horas da apresentação da sintomatologia, o que, na prática, porém, geralmente ocorre em poucos minutos.
De acordo com a literatura, a morte súbita é aquela que ocorre de