Estudo dirigido do texto “a crise de identidade do professor de português”, cap. 1 do livro: “a formação do professor de português, que língua vamos ensinar?” de paulo coimbra guedes
FACULDADE DE LETRAS
PROFISSÃO DOCENTE – PROFESSORA: LÍGIA FERREIRA
IANNI WHITNEY LOPES
ESTUDO DIRIGIDO DO TEXTO “A CRISE DE IDENTIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS”, CAP. 1 DO LIVRO: “A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, QUE LÍNGUA VAMOS ENSINAR?” DE PAULO COIMBRA GUEDES.
• Problemática do texto
A crise de identidade do professor de português diante de sua profissão causada pela ditadura militar. E o uso da gramática normativa.
• Posição do autor
O autor Paulo Coimbra Guedes, através de seu livro mostra que os professores devem construir sua identidade já que o modo como ensinam afasta-se do verdadeiro papel do professor. Deixando claro que as aulas de português se resumiram muito ao uso da gramática e suas regras desde os primeiros anos do ensino fundamental. Por isso, autor propõe a possibilidade de se trabalhar literatura brasileira nas aulas de português.
• Conclusão
O livro a formação do professor de português, faz parte da formação do professor desde que ele realize seu trabalho de modo que o valorize e construa sua própria identidade cultural. Para que isso aconteça é necessário que o conhecimento profissional do professor, seja da língua em que a literatura brasileira se escreve. Sendo assim ele precisa passar para o aluno a noção do que é uma língua escrita e falada. A proposta do autor é interessante, porém o autor parece esquecer que educação não se dá somente de professor para aluno. Portanto para que a proposta do autor pudesse valer seria necessária uma educação de boa