O Estado
O Estado é uma organização destinada a manter, pela aplicação do direito, as condições existenciais da sociedade, que o estado cumpre assegurar. O homem já vem ao mundo fazendo parte de varias sociedades, que é uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar uma finalidade comum. Sociedade natural, é o vinculo com a família que pelo nascimento o homem força a mente pertence, mais se liberta com a maioridade Sociedade religiosa, é a igreja. Sociedade humana são os grupos sociais de uma cidade ou de todo o país . Sociedade politica , que decorre da obrigatoriedade “ o Estado”. O Estado é uma sociedade, pois se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos unidos e organizados para realizar um objetivo comum, tem sua organização determinada por normas de direito positivo, é hierarquizada na forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria, “ o bem público “ , decorre naturalmente do fato de os homens viverem necessariamente em sociedade e aspirarem naturalmente realizar o bem geral que lhes é próprios.
O homem se deu conta de que o meio de realizar tal regime era a reunião de todos em um grupo especifico, tendo por finalidade o bem publico. Assim a causa primaria da sociedade politica reside na natureza humana, racional e perfectível.
É a natureza que impede o homem a instituir a sociedade politica, mas foi a vontade do homem que instituiu as diversas sociedades politicas de outrora e de hoje. Assim, com intensidade diversa conforme o desenvolvimento social leva o Estado, que razão e a vontade criam e organizam. Da tutela do estado, o homem não se emancipa jamais.
O Estado o envolve na teia de laços inflexíveis que começam antes do seu nascituro. O Estado que pode suprimi- las ou favorece- las . Nenhuma a delas tem poder direito sobre o individuo e só conseguem dela o comprimento das obrigações assumidas se o Estado as reconhece, e unicamente este dispõe legitimamente da força para tornar efetiva a